Bairros de São Paulo com maior incidência de roubo e furto de carros

Um levantamento realizado pela empresa de monitoramento veicular Ituran Brasil revelou quais foram os três bairros da cidade de São Paulo que apresentaram um aumento no índice de roubo e furto de veículos nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com os dados coletados pela Ituran Brasil, com base nos registros da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e validados pela própria empresa, o bairro que lidera o ranking é São Lucas, localizado na zona leste da cidade. Nessa região, foram registrados 131 casos de roubo e furto de carros, contra 89 no ano passado. Isso representa um crescimento de 47,2% nos índices criminais.

O levantamento também aponta quais foram os modelos de carros mais visados pelos criminosos. Entre os veículos mais roubados estão o Palio, Fiat Strada, Fiat Toro, Sandero e Logan.

Roubo de carros aumenta em São Paulo.
Roubo de carros aumenta em São Paulo.

Além de São Lucas, outros dois bairros também apresentaram altos índices de roubo e furto de carros. Em Itaquera, houve um aumento de 33,9%, enquanto que em Vila Matilde o crescimento foi de 27,7%.

Apesar desses números preocupantes, é importante ressaltar que a região metropolitana de São Paulo teve uma queda geral nos índices de roubo e furto de veículos no início deste ano. Houve uma redução de 4% nesses crimes em comparação com o ano anterior.

Segundo Fernando Correia, coordenador de operação da Ituran Brasil, essa queda nos números pode ser atribuída ao investimento em tecnologia. Tanto a iniciativa privada quanto a pública têm investido em soluções tecnológicas para mitigar os casos de roubo e furto, o que tem trazido mais segurança para os motoristas. A implementação de tecnologias de monitoramento veicular, câmeras de segurança e reconhecimento facial tem ajudado a identificar ações criminosas e até mesmo prevenir ocorrências.

Na capital paulista, no entanto, o cenário é diferente. Houve um aumento de 2% no número de casos de roubo e furto de carros em comparação com o ano anterior. Em 2023, foram registrados 5.776 casos, enquanto que neste ano já foram contabilizados 5.893 casos.

Esses dados reforçam a importância de medidas preventivas e investimentos em segurança para combater o crime de roubo e furto de veículos na cidade de São Paulo. É fundamental que as autoridades e a sociedade civil trabalhem em conjunto para garantir a proteção dos cidadãos e a redução desses índices criminais.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário