Corsa 2024 gringo tem sistema híbrido que deve vir ao Brasil!
O Opel Corsa, um dos modelos mais populares da marca, ganhou uma nova opção de motorização na Europa. Trata-se do sistema MHEV (Mild Hybrid), que utiliza um sistema elétrico de 48 volts para complementar o desempenho do motor a combustão.
Essa nova opção está disponível nas versões do Corsa equipadas com o motor EB de três cilindros 1.2 Turbo, também conhecido como Puretech. Com essa tecnologia, o motor desliga automaticamente pouco antes de parar e religa após o movimento, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

O sistema MHEV do Corsa está disponível em duas versões: uma com 100 cavalos de potência e outra com 136 cavalos. Ambas as versões contam com transmissão automática de oito marchas da Aisin, proporcionando uma experiência suave e eficiente ao dirigir.
Essa nova tecnologia surge como uma resposta às pressões ambientais na União Europeia, onde as emissões de poluentes estão cada vez mais restritas. Além disso, a Stellantis, empresa responsável pela Opel, planeja introduzir o sistema MHEV no Brasil a partir de 2024, sob o nome de BioHybrid.
O BioHybrid é um sistema que combina a tecnologia híbrida com o uso de etanol como combustível. Isso permitirá uma redução ainda maior das emissões de poluentes, tornando os veículos mais sustentáveis. No entanto, no caso do Novo Corsa, apenas o pacote de eletrificação será disponibilizado no Brasil.

É importante ressaltar que a presença da Opel no Brasil está em segundo plano, devido ao fortalecimento das marcas francesas dentro do grupo Stellantis. Portanto, não há previsão de retorno de modelos como Corsa, Astra ou Zafira ao mercado brasileiro.
Além do sistema MHEV, a Stellantis também está desenvolvendo versões HEV (híbrido comum) e PHEV (plug-in) do BioHybrid. Essas opções de motorização flexível em combustível serão oferecidas em vários produtos das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.
Os pacotes de hibridização da Stellantis estão sendo desenvolvidos em Goiana, Pernambuco, e visam trazer mais tecnologia e eficiência aos veículos produzidos no Brasil. Combinados com os motores GSE 1.0 Turbo e 1.3 Turbo, esses sistemas proporcionarão uma experiência de condução ainda mais avançada e econômica.
Embora haja a possibilidade de adicionar o sistema MHEV ao motor Firefly 1.3, isso encareceria demasiadamente o veículo, tornando-o pouco viável para o mercado brasileiro. Portanto, a Stellantis optou por focar inicialmente na introdução do sistema MHEV nos modelos da Opel, como o Novo Corsa.
Com essa nova opção de motorização, o Corsa se torna ainda mais atrativo para os consumidores europeus que buscam um veículo eficiente, sustentável e tecnologicamente avançado. E no Brasil, os fãs da marca aguardam ansiosamente pela chegada do BioHybrid, que promete revolucionar o mercado nacional com sua proposta inovadora.
Referência: Notícias Automotivas