Fiat Titano 2024: Veja detalhes sobre as versões, motor e mais!
A Fiat está prestes a lançar sua mais recente aposta no mercado de picapes no Brasil: a aguardada Titano. Este lançamento é considerado o maior e mais importante da marca desde a estreia da Toro em 2016 e da nova geração da Strada em 2020.
A empresa revelou recentemente as primeiras imagens oficiais da caminhonete completa e confirmou que o modelo terá um posicionamento comercial global, sendo vendido não apenas no Brasil, mas também em países da África.

A Argélia é um desses países, onde a Titano já está disponível para venda e está sendo anunciada no site local da Fiat. Nessa página, os consumidores podem encontrar diversas informações técnicas, dinâmicas e tecnológicas que ainda não foram divulgadas pela marca no Brasil, além de poder conferir o visual das diferentes versões que compõem o portfólio, incluindo as configurações básicas de cabine simples e dupla que até então eram desconhecidas.
Em termos visuais, as linhas gerais da Titano são emprestadas da Peugeot Landtrek, porém com elementos característicos da Fiat. A grade frontal conta com o logotipo próprio da marca, além de uma grelha exclusiva e o emblema Fiat Flag. Na parte traseira, a tampa da caçamba exibe o logotipo cromado da Fiat e a sigla Titano em destaque no centro. As rodas possuem um design exclusivo e podem variar entre 16, 17 ou 18 polegadas.
No mercado argelino, a Titano é oferecida em diferentes versões, como Endurance CS, Endurance CD, Endurance+ e Volcano. Essa nomenclatura segue o mesmo padrão utilizado pelas picapes Strada e Toro no Brasil. As variantes básicas não possuem refinamentos estéticos, saindo de fábrica com para-choques sem pintura, rodas de ferro fundido aro 16 e faróis halógenos. A versão de cabine simples possui um degrau lateral para facilitar o acesso à caçamba.
Na versão Endurance+, os para-choques possuem a cor do veículo, as rodas são de liga-leve aro 17, há faróis de neblina, detalhes cromados na grade frontal e elementos prateados. Já a versão topo de linha, a Volcano, adiciona rodas aro 18 com acabamento diamantado, rack de teto, estribo lateral, santo-antônio e luzes diurnas de LED integradas à grade.

Em relação aos equipamentos, todas as versões da Titano oferecem freios ABS com EBD, controles eletrônicos de tração e estabilidade, airbags frontais, regulador de limite de velocidade, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, retrovisores com ajustes elétricos, vidros elétricos e ar-condicionado, entre outros itens.
A versão Volcano acrescenta airbags laterais, sensor de pressão dos pneus, bloqueio eletrônico do diferencial (assim como na Endurance+), volante revestido em couro, ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com tela de 10 polegadas, retrovisores com rebatimento elétrico, detalhes internos em prata e black piano, faróis e lanternas em LED, entre outros.
A Titano para o mercado argelino conta com um motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm de torque, o mesmo utilizado pela Landtrek em todo o mundo. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos com 6 marchas. As versões Endurance possuem tração apenas 4×2, enquanto a Endurance+ e a Volcano contam com tração 4×4. Os dados de fábrica indicam uma velocidade máxima de 171 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos (versões 4×2) ou 15,9 segundos (versões 4×4).

Em termos de dimensões, a Titano possui 5.331 mm de comprimento, altura variando entre 1.835 mm e 1.877 mm, largura de 1.925 mm e distância entre-eixos de 3.180 mm. Essas medidas são praticamente idênticas às da Peugeot Landtrek. A altura em relação ao solo é de 23,5 centímetros e o tanque de combustível comporta até 80 litros. Já na caçamba, é possível transportar de 1.020 a 1.100 kg, dependendo da versão escolhida.
No Brasil, o lançamento da Titano está previsto para o início do próximo ano. Até o momento, a Fiat divulgou apenas imagens da versão Volcano para o mercado nacional, mas espera-se que também sejam oferecidas as configurações básicas.
Em comparação com a Titano vendida na Argélia, a versão brasileira contará com uma motorização exclusiva: o propulsor 2.2 turbodiesel emprestado da van Ducato. Ainda não foram divulgados números específicos, mas espera-se algo em torno de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.
A Fiat tem como objetivo rivalizar com marcas renomadas como a Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e outras do segmento. Toda a produção da Titano será concentrada na fábrica da Nordex, localizada no Uruguai.