Mercedes-Benz Classe G chega com novo motor mais potente

O mercado de carros off-road não é tão vasto, mas muitos ícones têm se renovado para manter vivo o espírito aventureiro. O Land Rover Defender, o Suzuki Jimny e o Toyota Land Cruiser são exemplos disso.

Agora, é a vez do Mercedes-Benz Classe G receber uma atualização, mas, ao contrário de seus concorrentes, ele permanece fiel ao seu design clássico, com mudanças mais significativas em seu conteúdo interno.

Exterior: Um Design Inconfundível

Mercedes Classe G 2025.
Mercedes Classe G 2025.

A forma inconfundível e angular do Mercedes-Benz Classe G é sua marca registrada, e mesmo com a mais recente atualização, o design permanece praticamente inalterado. Os detalhes característicos continuam presentes, como as maçanetas das portas marcantes e o som característico de fechamento. Além disso, a robusta moldura de proteção externa, o estepe exposto na porta traseira e os indicadores acoplados mantêm-se presentes.

Algumas mudanças sutis foram feitas no design externo. A grade do radiador agora possui quatro lâminas horizontais em vez das três anteriores. Os para-choques também foram redesenhados na dianteira e na traseira, com um novo visual para a entrada de ar na parte dianteira. Além disso, a câmera de ré foi reposicionada no centro do para-choque, acima do suporte da placa de identificação. Um bocal de água do limpador foi instalado ao lado da câmera de ré para casos em que ela fique suja durante a condução, sendo também utilizado quando o sistema de lavagem da janela traseira é ativado.

Os modelos com motor convencional também incorporam alguns elementos desenvolvidos para a primeira versão totalmente elétrica do Classe G, que será lançada posteriormente. Esses elementos incluem um novo revestimento para a coluna A, um spoiler no acabamento do teto e novos materiais de isolamento, que melhoram a aerodinâmica e aumentam o conforto acústico.

Interior: Design e Conforto

Mercedes Classe G Painel.
Painel do Classe G 2025.

Alguns elementos de design do exterior também podem ser encontrados no interior do Classe G. Por exemplo, as saídas de ar laterais imitam o formato dos faróis redondos e agora estão disponíveis com iluminação. Além disso, a alça de mão característica no lado do passageiro e os interruptores para as três travas do diferencial permanecem como elementos centrais no centro de controle off-road redesenhado.

O volante multifuncional da geração atual possui painéis de controle por toque e é revestido em couro napa como padrão. O interior do novo Classe G pode ser personalizado com recursos adicionais de conforto, como porta-copos com controle de temperatura, um sistema de carregamento sem fio para dispositivos móveis e um sistema de entretenimento avançado MBUX para o banco traseiro, que consiste em duas telas sensíveis ao toque totalmente integradas, cada uma medindo 11,6 polegadas.

Os proprietários podem tornar seu Classe G único através do programa de personalização MANUFAKTUR, escolhendo combinações exclusivas de cores, contrastes individuais e materiais. As possibilidades são quase ilimitadas, desde a cor da pintura até o revestimento dos bancos, costuras decorativas e painel de instrumentos.

Conectividade: Tecnologia de Ponta

O sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com uma tela de 12,3 polegadas para o motorista e uma para multimídia, está presente em todas as variantes do novo Classe G pela primeira vez. A integração ao smartphone permite conectar o telefone celular sem fio ao sistema multimídia através do Android Auto ou Apple CarPlay.

O MBUX Augmented Reality para navegação também faz parte do equipamento padrão do novo Classe G. Esse sistema sobrepõe informações gráficas de navegação e trânsito a imagens ao vivo na tela, oferecendo suporte também em semáforos ao exibir a fase atual do sinal quando a visibilidade é restrita.

O diálogo e o assistente de voz adaptável também estão presentes no novo Classe G graças ao MBUX. Algumas ações podem ser acionadas sem utilizar o termo de ativação “Hey Mercedes”. Além disso, o assistente de voz possui cerca de 20 comandos exclusivos para uso no novo Classe G.

Desempenho Off-Road: Um Verdadeiro Aventureiro

Mercedes Classe G.
Mercedes Classe G.

O Mercedes-Benz Classe G mantém seu comprovado conceito de estrutura em escada, três bloqueios mecânicos de diferencial e combinação de suspensão independente com eixo dianteiro double wishbone e eixo traseiro rígido. A alta distância do solo e o longo curso da suspensão são características fundamentais para suas habilidades off-road.

Os valores impressionantes do Classe G falam por si:

  • Capacidade de escalada de até 100% em superfícies adequadas;
  • Distância do solo entre os eixos de pelo menos 241 mm;
  • Profundidade máxima de passagem de 70 cm para água e lama;
  • Estabilidade de condução em inclinações de até 35°;
  • Ângulo de ataque de 31° na dianteira e 30° na traseira (sem acoplamento de reboque);
  • Ângulo de rampa de 26°.

O novo Classe G vem equipado com suspensão que inclui amortecimento ajustável adaptativo, uma novidade em relação aos modelos anteriores. Os amortecedores compensam melhor as superfícies irregulares e suportam forças de amortecimento significativamente maiores do que os amortecedores passivos, proporcionando maior conforto ao dirigir em terrenos acidentados.

O veículo também possui estabilização de rolagem e inclinação, o que reduz automaticamente os movimentos da carroceria, oferecendo uma condução mais estável. A direção eletromecânica e o freio de estacionamento eletrônico são itens de série no novo Classe G.

A função de capô transparente, acessível por meio do menu off-road no display central, permite uma visão virtual sob a frente do veículo. Essa função é especialmente útil para avaliar buracos e desníveis que não são visíveis pelo para-brisa.

Motores: Desempenho Eletrificado

A nova gama de motores do Mercedes-Benz Classe G é totalmente eletrificada. Os motores híbridos-leves com Gerador de Partida Integrado (ISG) e sistema elétrico de 48 volts oferecem maior desempenho combinado, menor consumo de combustível, melhor capacidade de resposta e maior conforto. Além do novo Mercedes-AMG G 63, o novo G 500 e o novo G 450 d também estão disponíveis.

O futuro Mercedes G 500 será equipado com um motor 3.0 de seis cilindros em linha com dois turbos, que produzirá 449 cv de potência e um torque máximo de 57,1 kgfm. O ISG fornecerá brevemente 20 cv adicionais de potência e 20,4 kgfm de torque, alimentando também o sistema elétrico de 48 volts.

O motor diesel de seis cilindros do novo Mercedes-Benz G 450 d fornecerá 367 cv (+20 cv) e um torque de 76,5 kgfm (+20,4 kgfm). Ambos os motores serão acoplados à transmissão automática de nove velocidades 9G-TRONIC.

O Mercedes-AMG G 63 contará com o comprovado motor V8 biturbo de 4.0 litros, que fornecerá impressionantes 585 cv e um torque máximo de 86,7 kgfm. Essa versão também terá a tecnologia de 48 volts e um alternador de partida integrado (ISG), que fornecerá um adicional de 20 cv e 20,4 kgfm de torque por um curto período de tempo.

Preços: O Luxo Tem Seu Valor

O Mercedes-Benz Classe G nunca foi conhecido por ser barato. Na Alemanha, a nova edição estará disponível a partir de 122.808 euros (R$ 664.283). No Brasil, o SUV é vendido apenas na versão G 63, com preço inicial de R$ 1.932.900.

Com sua renovação, o Mercedes-Benz Classe G mantém-se como um verdadeiro ícone off-road, combinando o design clássico com tecnologia de ponta e desempenho excepcional. Para os entusiastas de aventura e luxo, este veículo é uma escolha inigualável.

Referência: Motor1

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Foton irá lançar 2 novas picapes híbridas no Brasil, conheça!

Em uma movimentação estratégica para solidificar sua presença no segmento de utilitários no Brasil, a…

Gabriel May Oechsler
Notícias BYD King tem pré-venda iniciada com motor do Song

O mais recente lançamento da BYD, o sedã médio King, aportou em território brasileiro, desembarcando…

Gabriel May Oechsler
Notícias 15 Inovações dos fabricantes de automóveis japoneses

O Japão tem sido pioneiro em diversas frentes de desenvolvimento tecnológico automotivo, estabelecendo padrões de…

Gabriel May Oechsler
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário