Mercedes-Benz Classe G chega com novo motor mais potente

O mercado de carros off-road não é tão vasto, mas muitos ícones têm se renovado para manter vivo o espírito aventureiro. O Land Rover Defender, o Suzuki Jimny e o Toyota Land Cruiser são exemplos disso.

Agora, é a vez do Mercedes-Benz Classe G receber uma atualização, mas, ao contrário de seus concorrentes, ele permanece fiel ao seu design clássico, com mudanças mais significativas em seu conteúdo interno.

Exterior: Um Design Inconfundível

Mercedes Classe G 2025.
Mercedes Classe G 2025.

A forma inconfundível e angular do Mercedes-Benz Classe G é sua marca registrada, e mesmo com a mais recente atualização, o design permanece praticamente inalterado. Os detalhes característicos continuam presentes, como as maçanetas das portas marcantes e o som característico de fechamento. Além disso, a robusta moldura de proteção externa, o estepe exposto na porta traseira e os indicadores acoplados mantêm-se presentes.

Algumas mudanças sutis foram feitas no design externo. A grade do radiador agora possui quatro lâminas horizontais em vez das três anteriores. Os para-choques também foram redesenhados na dianteira e na traseira, com um novo visual para a entrada de ar na parte dianteira. Além disso, a câmera de ré foi reposicionada no centro do para-choque, acima do suporte da placa de identificação. Um bocal de água do limpador foi instalado ao lado da câmera de ré para casos em que ela fique suja durante a condução, sendo também utilizado quando o sistema de lavagem da janela traseira é ativado.

Os modelos com motor convencional também incorporam alguns elementos desenvolvidos para a primeira versão totalmente elétrica do Classe G, que será lançada posteriormente. Esses elementos incluem um novo revestimento para a coluna A, um spoiler no acabamento do teto e novos materiais de isolamento, que melhoram a aerodinâmica e aumentam o conforto acústico.

Interior: Design e Conforto

Mercedes Classe G Painel.
Painel do Classe G 2025.

Alguns elementos de design do exterior também podem ser encontrados no interior do Classe G. Por exemplo, as saídas de ar laterais imitam o formato dos faróis redondos e agora estão disponíveis com iluminação. Além disso, a alça de mão característica no lado do passageiro e os interruptores para as três travas do diferencial permanecem como elementos centrais no centro de controle off-road redesenhado.

O volante multifuncional da geração atual possui painéis de controle por toque e é revestido em couro napa como padrão. O interior do novo Classe G pode ser personalizado com recursos adicionais de conforto, como porta-copos com controle de temperatura, um sistema de carregamento sem fio para dispositivos móveis e um sistema de entretenimento avançado MBUX para o banco traseiro, que consiste em duas telas sensíveis ao toque totalmente integradas, cada uma medindo 11,6 polegadas.

Os proprietários podem tornar seu Classe G único através do programa de personalização MANUFAKTUR, escolhendo combinações exclusivas de cores, contrastes individuais e materiais. As possibilidades são quase ilimitadas, desde a cor da pintura até o revestimento dos bancos, costuras decorativas e painel de instrumentos.

Conectividade: Tecnologia de Ponta

O sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com uma tela de 12,3 polegadas para o motorista e uma para multimídia, está presente em todas as variantes do novo Classe G pela primeira vez. A integração ao smartphone permite conectar o telefone celular sem fio ao sistema multimídia através do Android Auto ou Apple CarPlay.

O MBUX Augmented Reality para navegação também faz parte do equipamento padrão do novo Classe G. Esse sistema sobrepõe informações gráficas de navegação e trânsito a imagens ao vivo na tela, oferecendo suporte também em semáforos ao exibir a fase atual do sinal quando a visibilidade é restrita.

O diálogo e o assistente de voz adaptável também estão presentes no novo Classe G graças ao MBUX. Algumas ações podem ser acionadas sem utilizar o termo de ativação “Hey Mercedes”. Além disso, o assistente de voz possui cerca de 20 comandos exclusivos para uso no novo Classe G.

Desempenho Off-Road: Um Verdadeiro Aventureiro

Mercedes Classe G.
Mercedes Classe G.

O Mercedes-Benz Classe G mantém seu comprovado conceito de estrutura em escada, três bloqueios mecânicos de diferencial e combinação de suspensão independente com eixo dianteiro double wishbone e eixo traseiro rígido. A alta distância do solo e o longo curso da suspensão são características fundamentais para suas habilidades off-road.

Os valores impressionantes do Classe G falam por si:

  • Capacidade de escalada de até 100% em superfícies adequadas;
  • Distância do solo entre os eixos de pelo menos 241 mm;
  • Profundidade máxima de passagem de 70 cm para água e lama;
  • Estabilidade de condução em inclinações de até 35°;
  • Ângulo de ataque de 31° na dianteira e 30° na traseira (sem acoplamento de reboque);
  • Ângulo de rampa de 26°.

O novo Classe G vem equipado com suspensão que inclui amortecimento ajustável adaptativo, uma novidade em relação aos modelos anteriores. Os amortecedores compensam melhor as superfícies irregulares e suportam forças de amortecimento significativamente maiores do que os amortecedores passivos, proporcionando maior conforto ao dirigir em terrenos acidentados.

O veículo também possui estabilização de rolagem e inclinação, o que reduz automaticamente os movimentos da carroceria, oferecendo uma condução mais estável. A direção eletromecânica e o freio de estacionamento eletrônico são itens de série no novo Classe G.

A função de capô transparente, acessível por meio do menu off-road no display central, permite uma visão virtual sob a frente do veículo. Essa função é especialmente útil para avaliar buracos e desníveis que não são visíveis pelo para-brisa.

Motores: Desempenho Eletrificado

A nova gama de motores do Mercedes-Benz Classe G é totalmente eletrificada. Os motores híbridos-leves com Gerador de Partida Integrado (ISG) e sistema elétrico de 48 volts oferecem maior desempenho combinado, menor consumo de combustível, melhor capacidade de resposta e maior conforto. Além do novo Mercedes-AMG G 63, o novo G 500 e o novo G 450 d também estão disponíveis.

O futuro Mercedes G 500 será equipado com um motor 3.0 de seis cilindros em linha com dois turbos, que produzirá 449 cv de potência e um torque máximo de 57,1 kgfm. O ISG fornecerá brevemente 20 cv adicionais de potência e 20,4 kgfm de torque, alimentando também o sistema elétrico de 48 volts.

O motor diesel de seis cilindros do novo Mercedes-Benz G 450 d fornecerá 367 cv (+20 cv) e um torque de 76,5 kgfm (+20,4 kgfm). Ambos os motores serão acoplados à transmissão automática de nove velocidades 9G-TRONIC.

O Mercedes-AMG G 63 contará com o comprovado motor V8 biturbo de 4.0 litros, que fornecerá impressionantes 585 cv e um torque máximo de 86,7 kgfm. Essa versão também terá a tecnologia de 48 volts e um alternador de partida integrado (ISG), que fornecerá um adicional de 20 cv e 20,4 kgfm de torque por um curto período de tempo.

Preços: O Luxo Tem Seu Valor

O Mercedes-Benz Classe G nunca foi conhecido por ser barato. Na Alemanha, a nova edição estará disponível a partir de 122.808 euros (R$ 664.283). No Brasil, o SUV é vendido apenas na versão G 63, com preço inicial de R$ 1.932.900.

Com sua renovação, o Mercedes-Benz Classe G mantém-se como um verdadeiro ícone off-road, combinando o design clássico com tecnologia de ponta e desempenho excepcional. Para os entusiastas de aventura e luxo, este veículo é uma escolha inigualável.

Referência: Motor1

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Quem ganhou e quem perdeu no primeiro semestre do ano

Na classificação entre os 16 segmentos do mercado brasileiro, estudo tradicional organizado desde 1999, a…

Fernando Calmon
Notícias Lançamento da Honda CB 300F Twister 2025, saiba tudo sobre!

A Honda Twister é uma motocicleta que há anos conquistou o coração dos brasileiros, se…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Improbabilidade do Fim do Motor a Combustão Aumenta Diariamente

No discurso do agora favorito candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Os 6 Modelos de Carros que Deixarão de Ser Produzidos no Brasil em 2024!

A expressão “sair de linha” pode causar alguma confusão. Significa que o veículo não está…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Conheça os SUVs Compactos mais Baratos e Econômicos do Mercado!

Se você está pensando em comprar um SUV compacto, mas não quer gastar muito dinheiro…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário