Primeira ambulância conectada com tecnologia 5G do Brasil é lançada em São Paulo

O Hospital Sírio-Libanês, em parceria com a TIM e Deloitte, está prestes a revolucionar o atendimento médico de urgência na cidade de São Paulo. O projeto pioneiro, conduzido pelo time de Alma Sírio-Libanês, braço de inovação da instituição, acaba de lançar a primeira ambulância conectada com tecnologia 5G do Brasil.

Com previsão para entrar em operação até o final deste ano, o veículo já registrou incríveis 27 minutos de redução no tempo de atendimento durante os testes realizados no Pronto Atendimento Cardiológico do hospital.

Ambulância será equipada com tecnologia 5G e deve rodar ainda em 2023.
Ambulância será equipada com tecnologia 5G e deve rodar ainda em 2023.

O objetivo principal desse projeto é otimizar o atendimento médico de urgência e reduzir o tempo de resposta entre a realização de exames e a chegada do time médico na unidade de revascularização. Durante os testes, foi constatado que a ambulância conectada com tecnologia 5G foi capaz de reduzir em 27 minutos esse tempo crucial, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente. Além disso, essa agilidade pode salvar vidas e diminuir possíveis danos aos pacientes.

Para a primeira fase de atuação, a ambulância estará focada principalmente nos exames cardiológicos e testará a Consulta Virtual HD em casos suspeitos de AVC. Com a evolução dos procedimentos, a expectativa é que os veículos sejam equipados com “Vehicle Computing”, uma aplicação de Edge AI (inteligência artificial), trazendo ainda mais inovação para o atendimento médico de urgência.

Após a adoção em São Paulo, o Hospital Sírio-Libanês planeja expandir o projeto da Ambulância 5G para Brasília, levando essa revolucionária tecnologia também para a capital federal.

Totalmente equipada para atendimento de urgências cardiovasculares, a ambulância permite antecipar o fluxo de cuidados em casos de suspeita de infarto. Isso acontece por meio da transmissão do eletrocardiograma via rede 5G da TIM para um especialista que está no pronto atendimento.

Essa transmissão é realizada em alta qualidade e em menos de dois minutos, garantindo maior segurança ao paciente. Além disso, os dados são transmitidos com confidencialidade, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e apenas profissionais autorizados têm acesso às informações.

A ambulância também conta com assistência de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e oferece a possibilidade de chamada de vídeo com a equipe do pronto socorro, caso seja necessário.

Minutos fazem diferença no atendimento médico de um paciente cardiológico, podendo evitar ou minimizar sequelas em casos de infarto do coração e acidente vascular cerebral. O compartilhamento de procedimentos e resultados realizados no veículo enquanto ele ainda está em trânsito é essencial para iniciar a discussão do caso com a equipe multiprofissional que atenderá o paciente no Pronto Atendimento Cardiológico da instituição“, explica Dr. Luciano Moreira Baracioli, coordenador de unidades críticas cardiológicas do Hospital Sírio-Libanês.

A ambulância faz parte do Centro de Cardiologia da instituição, comandado pelo renomado Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, e está preparada para atendimentos de urgências e emergências de alta complexidade cardiovascular em um ambiente extra-hospitalar. Com essa inovação, o Hospital Sírio-Libanês reforça seu compromisso em oferecer o que há de mais avançado em tecnologia e cuidados médicos aos seus pacientes.

Fonte: TIM

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário