Quais os problemas do VW T-Cross?

O VW T-Cross é um dos modelos mais populares da VW, com um conjunto de características atraente e disponível para compra usada a preços mais acessíveis que alguns concorrentes novos ou seminovos, o que o torna altamente procurado no mercado.

VW T-Cross: um modelo popular da VW com preços acessíveis no mercado de usados

Se você está procurando um SUV, é provável que tenha considerado o T-Cross, que oferece bom espaço interno, desempenho, pacote de opcionais interessantes, como multimídia e assistentes de condução, além de boas avaliações de segurança e economia. Mas será que ele realmente atende a todas essas expectativas?

Quais os problemas do VW T-Cross?
O VW T-Cross – Fonte/Reprodução: VW.

Em 2019, o SUV Crossover foi lançado no Brasil. Ele utiliza a mesma plataforma do Polo e também compartilha o motor e câmbio com o irmão, que são bem conhecidos no mercado brasileiro.

Embora seja um bom conjunto, é preciso prestar atenção em alguns pontos, tanto em carros novos quanto usados. A seguir, listamos alguns deles.

Acabamento mal feito

Assim como em boa parte dos carros da VW, o acabamento carece de requinte. Num primeiro momento ele é bonito e moderno, porém ao olhar cuidadosamente, vai notar que tem muito plástico duro, que, além de não passar o ar de sofisticação que deveria, pelo menos pelo preço do carro, ainda traz o problema a seguir.

Assim como em muitos dos carros da Volkswagen, o acabamento não apresenta um toque refinado.

A princípio, pode parecer atraente e moderno, mas ao examiná-lo mais de perto, nota-se que há uma grande quantidade de plástico duro. Isso não transmite a elegância esperada, especialmente considerando o preço do carro, e ainda causa o problema descrito a seguir.

Barulhos chatos!

O já citado acabamento plástico faz muito barulho, principalmente se estiver comprando um carro usado, já passando dos seus 40 mil quilômetros, eu pessoalmente me sinto incomodado ao andar em um carro moderno e sofisticado que faz muito barulho, em carros mais antigos é totalmente aceitável, mas não em um carro de mais de R$ 100.000,00.

Forração das portas, porta-malas e painel são os principais causadores da sinfonia, ao adquirir um usado, faça o teste com o som desligado em uma rua esburacada.

Defeitos de fábrica

Houve um chamado de segurança para alguns modelos fabricados entre 2019 e 2020, relacionado à suspensão e a fixação das bieletas, que poderiam se soltar e causar acidentes.

Se você está pensando em comprar um carro usado desses anos, é recomendado verificar se o Recall foi realizado, através do número do Chassis. Também há relatos de barulhos na suspensão dianteira, então é importante ficar atento a isso.

Multimídia lenta

A central de entretenimento do carro está apresentando falhas, como travamentos e superaquecimentos, que fazem com que ela reinicie sem aviso prévio. De acordo com a fabricante, o problema pode ser resolvido com atualizações, mas é sempre bom realizar testes para confirmar.

Infiltrações no farol

É bastante frequente ocorrerem infiltrações nos faróis, devido a um vedação inadequada. Geralmente, não há danos ao DRL ou às lâmpadas, mas é recomendável verificar se não há sinais de vapor ou manchas no interior dos faróis.

Eixo traseiro fraco

Além da chamada para reparo na suspensão dianteira, o T-Cross também passou por um recall devido ao risco de trinca e eventual quebra do eixo traseiro. Os veículos afetados foram fabricados entre 3 de maio e 22 de julho de 2019.

Apoio de cabeça do banco traseiro ruim

Foi anunciado mais um chamado para reparos, sendo este último um problema com o encosto de cabeça do banco traseiro central, que pode se soltar e cair, perdendo sua eficácia em caso de acidente. A fabricação dessas unidades ocorreu em 2023.

Pouco espaço no porta-malas

Para melhorar o espaço interno do T-Cross, o porta-malas teve que ser sacrificado e agora possui apenas 373 litros.

Se você precisa de um espaço maior, é importante verificar se esse tamanho é adequado para suas necessidades diárias. Considere que alguns concorrentes possuem capacidade maior.

Desempenho normal

Essa opinião pode causar controvérsias, mas mesmo sendo um fã dos motores de três cilindros turbo, tenho que reconhecer que as versões 200 TSI (1.0 turbo) têm um desempenho bastante satisfatório na cidade devido à combinação bem ajustada entre o turbo e o motor.

No entanto, em altas rotações, o carro não tem o mesmo desempenho que alguns concorrentes 2.0 aspirados. Vale lembrar que esse não é o objetivo do veículo.

Caso o uso seja predominantemente em rodovias, a versão 250 TSI (1.4 turbo) é a melhor opção, podendo até mesmo ser mais econômica em determinadas situações.

Manutenção cara

Não é apenas o T-Cross que sofre com os altos custos de manutenção de veículos, pois no caso específico da substituição do kit de correias, os gastos podem ultrapassar os R$ 2.000,00, incluindo o valor da mão de obra.

Isso é especialmente verdadeiro quando se adquire as peças diretamente na concessionária, que muitas vezes pratica preços exorbitantes em alguns componentes. Por isso, elaboramos um guia para ajudá-lo a economizar e evitar a compra de peças falsificadas.

Fique atento a qualquer barulho estranho, oscilação na marcha lenta ou fumaça ao acelerar o carro, e em caso de dúvida, leve para um mecânico de confiança, uma troca de turbina, por exemplo, dificilmente vai sair por menos de R$ 4.000,00.

T-Cross: uma boa opção de carro com ressalvas no acabamento

Se você está procurando por um carro com mecânica robusta e boa economia de combustível, o T-Cross é uma ótima escolha. No entanto, é importante mencionar que o acabamento pode deixar a desejar em alguns detalhes.

Por isso, se possível, opte pelas versões mais completas, com mais opcionais e motor 1.4 TSI. Além disso, é muito importante pegar um carro já revisado, pois se houver muita coisa para fazer, o preço das peças e da mão de obra pode acabar saindo caro.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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