Volvo destruiu 2 SUVs para garantir maior segurança!

A Volvo, conhecida por sua preocupação com a segurança automotiva, decidiu testar a resistência de seus SUVs em um experimento inovador. A montadora sueca submeteu um modelo EX30 e um EX90 a uma colisão lateral real para verificar como os veículos se sairiam nessa situação. Os resultados foram surpreendentes.

O teste foi conduzido no centro de segurança da marca, localizado na Suécia. O EX30, atualmente o menor modelo disponível para venda, possui 4,23 metros de comprimento e estava sendo conduzido a uma velocidade de 20 km/h. Em sentido contrário, aproximava-se o SUV elétrico EX90, o maior da linha Volvo, com 5 metros de comprimento.

Volvo EX30
Volvo EX30

Além das diferenças de tamanho, há também uma discrepância no peso entre os modelos: o EX30 pesa 1,8 toneladas, enquanto o EX90 pesa 2,6 toneladas. À primeira vista, poderíamos esperar danos catastróficos após a colisão. No entanto, o EX90 possui um recurso projetado para absorver melhor o impacto em caso de acidente com outro veículo.

Em entrevista ao portal Automotive News Europe, Lotta Jakobsson, especialista técnica sênior em prevenção de lesões da Volvo, explicou que o EX90 possui uma arquitetura reforçada, o que resulta em danos menores para o veículo atingido, como no caso do EX30. É interessante destacar que a Volvo implantou uma nova regra desde 2020 para manter a segurança de seus carros em alto nível.

Volvo

Todos os modelos da marca agora saem de fábrica com a velocidade máxima controlada eletronicamente em 180 km/h. Mesmo sendo uma velocidade considerável, a Volvo consegue garantir altos níveis de segurança para os ocupantes de seus veículos. Vale ressaltar que tanto o EX30 quanto o EX90 são lançamentos recentes e ainda passarão por testes de segurança mais rigorosos, como o Euro NCAP.

Para os interessados no mercado brasileiro, o modelo EX30 está disponível nas lojas da Volvo pelo valor de R$ 229.950. Já o preço e a data oficial de lançamento do EX90 ainda são mantidos em segredo pela montadora. Ambos os modelos contam com motorização totalmente elétrica.

E você, o que achou desse teste? Teria interesse em adquirir algum desses SUVs? Deixe sua opinião nos comentários!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Promoção Especial: Renault Oroch com Bônus de Até R$ 16.800

A Renault está oferecendo condições vantajosas para quem deseja adquirir um novo carro, com ofertas…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Desempenho dos SUVs e Crossovers Compactos em Agosto!

Em agosto, o segmento de SUVs e crossovers compactos no Brasil registrou 52.978 unidades vendidas,…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias O que a eleição dos EUA pode significar para a indústria dos carros elétricos

2024 Eleições dos EUA – Com as eleições dos EUA se aproximando, a indústria de…

Thiago Klaumann
Notícias Híbridos mereciam ter incentivos maiores do que os 100% elétricos

“Pressa é inimiga da perfeição”. Frase atribuída ao escritor Machado de Assis, que a cunhou…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Análise do Mercado Automotivo Brasileiro: Hyundai HB20 Líder em Vendas até 4 de Setembro!

No início de setembro de 2024, o mercado automobilístico brasileiro apresentou um panorama dinâmico e…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário